segunda-feira, 8 de março de 2010

Cortinas



As cortinas tem papel fundamental na decoração de um ambiente, muito além da estética. Elas filtram a passagem de luz criando uma atmosfera harmoniosa dentro de casa. Deixando o ambiente mais aconchegante e bonito, além de participar da composição das cores do espaço em questão. Elas também servem como um divisor de interior e exterior, tornando qualquer ambiente mais intimista.
Existem inúmeros tipos de tecidos que podem ser usados. Confira abaixo algumas opções de texturas e combine-as para ajudar a chegar a um ideal agradável e bonito.

VOIL: Tecido fino, levemente transparente, pode ser liso, amassado, vazado, trabalhado, mais rústico, estampado, com ou sem bordados. Normalmente é usado combinando com um outro tecido ( forro), por ter muita transparência.

SHANTUNG: Tecido muito parecido com o voil, porém um pouco menos transparente e um pouco mais encorpado. É uma seda tecida à mão, que cai perfeitamente numa área social e fica bastante elegante, fica muito bem em decorações clássicas. Porém, se for utilizado em tons marcantes dão glamour a ambientes com decoração contemporânea, mas é importante ressaltar que tons mais fortes devem ser em ambientes espaçosos!

LINHO: Tecido encorpado e nobre. Conforto e elegância são o que o tecido cria no seu ambiente. Pode ser combinado com voil, seda, além do shantung.

SEDA: Tecido muito macio e nobre também, que para cortinas, normalmente é usado dublado, para ficar mais firme. Pode ser combinado com diversos tecidos, ser usado sozinho, ou com algum outro tipo de seda. Por exemplo, é possível misturar uma persiana em palha de seda, e uma manta por cima com tecido de seda. Esses tecido tem boa condutividade térmica, ou seja, no inverno ele se torna quente, e no verão frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário